"" Estudante da Bíblia: A CONTROVÉRSIA SOBRE A ENCARNAÇÃO DO VERBO

A CONTROVÉRSIA SOBRE A ENCARNAÇÃO DO VERBO

Pensamento Nestoriano.


Nestório era um pregador popular que em 428 tornou-se bispo de Constantinopla. Pertencia a escola antioquiana de pensamento sobre a pessoa de Jesus Cristo. Seguia a abordagem “Palavra-homem”: via Cristo como Jesus, o homem habitado por Deus, o Verbo. Há a ligação mais íntima possível entre Jesus, o homem e Deus, o Verbo – eles são unidos em propósito e vontade. Mas quando tudo é dito e feito, a despeito das tentativas de Nestório de uni-los, eles permanecem dois indivíduos.

Nestório foi acusado de ensinar uma teoria de “cavalo de pantomima” de encarnação. Ele negava que Maria fosse qeo,tokoj (“portadora de Deus”), foi Jesus o homem que nasceu de Maria, não Deus, o Verbo.

Nestório sofreu oposição de Cirilo, bispo de Alexandria, que exigiu sua retratação. Ele recusou e foi deposto do seu bispado de Constantinopla, no Concílio de Éfeso (convocado pelo Imperador).


Cirilo


Tornou-se bispo de Alexandria em 412, em sucessão ao seu tio Teófilo. Tornou-se célebre por sua controvérsia contra Nestório. O tio de Cirilo, Teófilo, havia assegurado o exílio de João Crisóstomo e ele devia fazer o mesmo com Nestório.

Em oposição a Nestório, Cirilo defendia que Jesus Cristo não é um homem habitado por  ou unido a Deus, o Verbo; ele é Deus, o Verbo feito carne. Deus, o Verbo, que é eternamente gerado ou nascido de Deus, o Pai, foi uma vez nascido da virgem Maria como homem. Portanto, Maria é qeo,tokoj, porque o homem Jesus nascido dela era Deus. Cristo não é uma ligação de Jesus, o homem e Deus, o Verbo; em vez disso, o Verbo uniu a si mesmo a completa natureza humana (inclusive a alma) e tornou-se homem. Esta união faz de Jesus Cristo um hipóstase (i`´po,stasij), um ser; a união entre o Verbo e sua humanidade era portanto chamada “união hipostática”.

Cirilo ainda afirmava “uma natureza encarnada de Deus, o Verbo”. Isto iria causar problemas mais tarde quando a ortodoxia viesse a ser definida como crença nas duas naturezas de Cristo, mas ficou satisfeito em ver Jesus como uma unidade “de duas naturezas”. Isto é, as duas naturezas da humanidade e deidade são indivisivelmente unidas em Jesus Cristo para formar uma única realidade, assim como o corpo e a alma se juntam para formar uma pessoa humana. Além disso, “a diferença das naturezas não é tirada pela união”.


O Concílio de Éfeso 




O Imperador Teodósio convocou o Concílio que se reuniu em junho de 431, para resolver a controvérsia entre Cirilo e Nestório.

O partido antioquiano de bispos, que apoiava Nestório, se atrasou para chegar. Cirilo, que já tinha o apoio de Roma, esperou quinze dias e então começou o Concílio, Nestório foi deposto. Os antioquianos chegaram quatro dias depois da condenação de Nestório, recusaram-se a reconhecer o concílio de Cirilo e estabeleceram o seu próprio, condenando a Cirilo. Havia apenas cerca de 30 bispos antioquianos, comparados com os mais de 200 do concílio de Cirilo.

Duas semanas depois os delegados do ocidente chegaram e confirmaram o concílio de Cirilo. Este chegou a ser visto como o terceiro dos concílios ecumênicos.

Como resultado houve confusão e divisão no oriente, Alexandria separou-se de Antioquia. Em 433 Cirilo aceitou um documento moderado antioquiano chamado a Fórmula da Conciliação, enquanto os antioquianos concordaram em aceitar a deposição de Nestório. A despeito das acusações ao contrário, Cirilo não foi contra seu ensino anterior ao aceitar a Fórmula da Conciliação. Ela não diz tudo que ele teria dito e sua redação não era idêntica à dele, mas o ponto principal pelo qual havia lutado contra Nestório, a encarnação, foi claramente afirmado.


Espero que você tenha sido abençoado com esse estudo e tenha se motivado a aprender mais sobre as escrituras sagradas, todo cristão antes de se formar em qualquer universidade deve ser primeiro aprovado na universidade da bíblia e dominar com excelência as escrituras sagradas.

Que Deus lhe abençoe, Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo sobre 2 timóteo

O Apóstolo Paulo é o autor da carta de 2 Timóteo, onde ele escreve para continuar aconselhando Timóteo a cumprir com perfeição o ministério...