Pensamento Nestoriano.
Nestório
era um pregador popular que em 428 tornou-se bispo de Constantinopla. Pertencia
a escola antioquiana de pensamento sobre a pessoa de Jesus Cristo. Seguia a
abordagem “Palavra-homem”: via Cristo como Jesus, o homem habitado por Deus, o
Verbo. Há a ligação mais íntima possível entre Jesus, o homem e Deus, o Verbo –
eles são unidos em propósito e vontade. Mas quando tudo é dito e feito, a
despeito das tentativas de Nestório de uni-los, eles permanecem dois
indivíduos.
Nestório
foi acusado de ensinar uma teoria de “cavalo de pantomima” de encarnação. Ele
negava que Maria fosse qeo,tokoj (“portadora de Deus”),
foi Jesus o homem que nasceu de Maria, não Deus, o Verbo.
Nestório
sofreu oposição de Cirilo, bispo de Alexandria, que exigiu sua retratação. Ele
recusou e foi deposto do seu bispado de Constantinopla, no Concílio de Éfeso
(convocado pelo Imperador).
Cirilo
Tornou-se
bispo de Alexandria em 412, em sucessão ao seu tio Teófilo. Tornou-se célebre
por sua controvérsia contra Nestório. O tio de Cirilo, Teófilo, havia
assegurado o exílio de João Crisóstomo e ele devia fazer o mesmo com Nestório.
Em
oposição a Nestório, Cirilo defendia que Jesus Cristo não é um homem habitado
por ou unido a Deus, o Verbo; ele é
Deus, o Verbo feito carne. Deus, o Verbo, que é eternamente gerado ou nascido
de Deus, o Pai, foi uma vez nascido da virgem Maria como homem. Portanto, Maria
é qeo,tokoj, porque
o homem Jesus nascido dela era Deus. Cristo não é uma ligação de Jesus, o homem
e Deus, o Verbo; em vez disso, o Verbo uniu a si mesmo a completa natureza
humana (inclusive a alma) e tornou-se homem. Esta união faz de Jesus Cristo um
hipóstase (i`´po,stasij), um ser; a união entre o Verbo e sua
humanidade era portanto chamada “união hipostática”.
Cirilo
ainda afirmava “uma natureza encarnada de Deus, o Verbo”. Isto iria causar
problemas mais tarde quando a ortodoxia viesse a ser definida como crença nas duas naturezas de Cristo, mas ficou satisfeito em
ver Jesus como uma unidade “de duas naturezas”. Isto é, as duas naturezas da
humanidade e deidade são indivisivelmente unidas em Jesus Cristo para formar
uma única realidade, assim como o corpo e a alma se juntam para formar uma
pessoa humana. Além disso, “a diferença das naturezas não é tirada pela união”.
O Concílio de Éfeso
O
Imperador Teodósio convocou o Concílio que se reuniu em junho de 431, para
resolver a controvérsia entre Cirilo e Nestório.
O
partido antioquiano de bispos, que apoiava Nestório, se atrasou para chegar.
Cirilo, que já tinha o apoio de Roma, esperou quinze dias e então começou o
Concílio, Nestório foi deposto. Os antioquianos chegaram quatro dias depois da
condenação de Nestório, recusaram-se a reconhecer o concílio de Cirilo e
estabeleceram o seu próprio, condenando a Cirilo. Havia apenas cerca de 30 bispos
antioquianos, comparados com os mais de 200 do concílio de Cirilo.
Duas
semanas depois os delegados do ocidente chegaram e confirmaram o concílio de
Cirilo. Este chegou a ser visto como o terceiro dos concílios ecumênicos.
Como
resultado houve confusão e divisão no oriente, Alexandria separou-se de
Antioquia. Em 433 Cirilo aceitou um documento moderado antioquiano chamado a Fórmula da Conciliação, enquanto os
antioquianos concordaram em aceitar a deposição de Nestório. A despeito das
acusações ao contrário, Cirilo não foi contra seu ensino anterior ao aceitar a Fórmula da Conciliação. Ela não diz tudo que ele
teria dito e sua redação não era idêntica à dele, mas o ponto principal pelo
qual havia lutado contra Nestório, a encarnação, foi claramente afirmado.
Espero que você tenha sido abençoado com esse
estudo e tenha se motivado a aprender mais sobre as escrituras sagradas, todo
cristão antes de se formar em qualquer universidade deve ser primeiro aprovado
na universidade da bíblia
e dominar com excelência as escrituras sagradas.
Que Deus lhe abençoe, Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário